JUCEAL registra aumento de processos com entrada digital

JUCEAL registra aumento de processos com entrada digital

De 2015 a 2019, na Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) foram 95.350 processos com entrada física, enquanto apenas 467 com entrada digital. Em 2020, a situação foi bastante diferente. O ano soma 4.835 que apresentaram protocolo presencial e 11.973 com entrada pelo próprio Portal Facilita Alagoas.

O aumento foi reflexo das diferentes possibilidades de uso do certificado, que substitui a assinatura física. Para a opção do contador ou do advogado, a documentação para protocolo precisa estar pronta, com assinaturas físicas e reconhecimento de firma, servindo o certificado digital como uma chave que também autentica os documentos de identificação dos membros do quadro societário.

“Com o certificado digital dos sócios, eles podem assinar a documentação de qualquer lugar, o que traz muita facilidade e agilidade para a abertura do negócio. Por outro lado, precisávamos também pensar no profissional e naquele empresário que ainda não possuía o certificado, e utilizando o do contador e do advogado foi eliminada a necessidade de se deslocar a qualquer unidade da Juceal. O protocolo do processo é feito do escritório, de casa, de qualquer lugar que o profissional deseje caso ele esteja com a documentação pronta”, enfatiza o presidente da Juceal.

A entrada online está disponível para todos os serviços da Junta Comercial, passando pelos primordiais de abertura, alteração e baixa empresarial, e passando também pelos livros contábeis, os processos referentes aos eventos exclusivos e à seção Capa de Processos para pessoas jurídicas.

Interface da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado, o Portal Facilita Alagoas fica disponível 24h por dia, podendo o cliente dar entrada à documentação a qualquer momento e de qualquer lugar do mundo