You are currently viewing Sebrae-SP e Nuvemshop oferecem curso gratuito de e-commerce para empreendedoras

Sebrae-SP e Nuvemshop oferecem curso gratuito de e-commerce para empreendedoras

Aulas serão em maio e destinadas a 10 mil mulheres que tenham os seus negócios cadastrados na startup Nuvemshop

Por Naiara Bertão, Valor Investe — São Paulo

Com o objetivo de aumentar a competitividade dos negócios liderados por mulheres, o Sebrae-SP, por meio do movimento “Sebrae Delas”, e a plataforma de e-commerce Nuvemshop, promovem no início de maio um curso totalmente on-line e gratuito de qualificação para 10 mil mulheres empreendedoras com seus negócios cadastrados na Nuvemshop. O intuito é ampliar o conhecimento daquelas que já vendem pela internet ou que querem levar a sua loja física para o ambiente virtual.

O curso acontece entre os dias 3 e 14 de maio e terá conteúdo em diversas frentes, como autoconhecimento, como ampliar a rede de contatos, acesso a mercados e crédito, aspectos importantes para potencializar os negócios.

A programação de 14 horas está dividida em sete aulas: “Inteligência Emocional”, “(Re) Negociação”, “Proteja o Caixa da sua empresa”, “Conheça o crédito certo para seu negócio”, “Código de Defesa do Consumidor e Lei Geral de Proteção de Dados para e-commerce”, “Inove nas Vendas” e “Excelência no Atendimento”. 

Todo o curso será ao vivo, entre 19h e 21h, com a possibilidade de agendamento de mentorias e consultorias individuais. Ao final do curso, as participantes recebem certificado e possibilidade de acesso a crédito e mercado pelo “Programa Empreenda Rápido Sebrae”, mediante presença mínima de 75% do curso.

“Acreditamos que esta ação conjunta com a Nuvemshop é vital para capacitá-las para o mercado on-line. Queremos qualificar as empreendedoras com conteúdo sobre boas práticas de gestão, planejamento, finanças, competências empreendedoras e acesso a crédito, com objetivo de torná-las mais competitivas em seus mercados”, diz o superintendente do Sebrae-SP Wilson Poit.

A empreendedora precisa ter conhecimento prévio dos conceitos básicos de e-commerce e contar com uma loja on-line, ativa ou não, na plataforma da Nuvemshop. 

Para informações sobre como se inscrever basta clicar neste link

Caso a empreendedora ainda não tenha uma loja on-line na plataforma, ela pode se cadastrar no site da empresa, criar a sua loja com os primeiros 30 dias gratuitos e aí se inscrever no curso.

“Mais do que uma fonte de renda, empreender é também uma forma de expressão, de posicionamento, de protagonismo. Iniciativas como esta com o Sebrae impulsionam, de forma coletiva, o empreendedorismo como um meio para as mulheres ocuparem seus devidos lugares na sociedade”, afirma Mylena Gama, responsável pela Comunicação e Marca da Nuvemshop.

Mulheres no e-commerce

O levantamento realizado pela Nuvemshop em março de 2021 apontou evolução de 50% para 60% em um ano no número de lojas administradas por mulheres, sendo que 95% delas são donas do próprio negócio. A maioria encontra-se na faixa etária de 25 a 39 anos de idade (56,5%).

Apesar de estarem localizadas em todo território nacional, a maior parte das empreendedoras se encontram no Estado de São Paulo (45%). O Rio de Janeiro aparece na segunda posição com 11% e em terceiro está Minas Gerais com 8%. Os segmentos mais vendidos por elas em todo país são o de Moda (44%), Acessórios (12,5%) e Artesanato (10%). 

Entre os principais motivos para empreender, 43% das mulheres comentam que sempre tiveram o sonho de ter o seu próprio negócio, enquanto 22% reforçam que queriam ter mais autonomia e liberdade. Além disso, as empreendedoras também destacaram que ainda sentem algumas dificuldades para administrar o seu próprio negócio, como gestão de tempo para fazer tudo o que é necessário durante o dia (40%) e falta de recursos e créditos para quem está começando (33%).

— Foto: Getty Images