You are currently viewing Escritório do Empreendedor: Modelo de Gestão Integrada dentro e fora do Rio Grande do Norte

Escritório do Empreendedor: Modelo de Gestão Integrada dentro e fora do Rio Grande do Norte

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Por Ana Clara – Ascom Jucern 

Inaugurado em outubro de 2016, o Escritório do Empreendedor de Natal-RN já passou dos mais de 90 mil atendimentos. O EE é administrado pela Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Norte (Jucern) e reúne serviços de órgãos federais, estaduais e municipais e tem como principal função trazer mais comodidade para o empreendedor.

Além de oferecer serviços como pedido e entrega de cópias de inteiro teor, solicitação de alvará de funcionamento provisório e definitivo, requisição de auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, o EE também é um espaço no qual o empreendedor pode obter orientação e tirar dúvidas. O projeto é fundamental para criar melhores condições no ambiente de negócios do Estado, tanto incentivando a formalização quanto reduzindo a burocracia. A Junta Comercial e os demais órgãos de registro têm uma função estratégica no desenvolvimento da economia.

O modelo de gestão integrada utilizado no EE exige que a equipe esteja em constante capacitação. Por isso, semanalmente os funcionários fazem treinamentos para estarem sempre atualizados com relação às ferramentas e sistemas usados na abertura, alteração e baixa de empresas. “Modernizar o processo de registro requer tanto o investimento em tecnologia, quanto a capacitação dos profissionais envolvidos” ressalta o presidente da Jucern, Carlos Augusto Maia.

O EE vêm se tornando um símbolo dessa aposta do Estado na modernização. Tanto que no início de 2018, o Escritório do Empreendedor ganhou uma segunda unidade, que já está funcionando na cidade de Mossoró e em pouco mais de um ano registra uma média de 1.500 atendimentos por mês.

Estão presentes no EE os seguintes órgãos: Jucern, Receita Federal, Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado da Tributação (SET), Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), Secretaria de Vigilância Sanitária Municipal, Secretaria de Tributação Municipal e Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Urbanismo.

Mas o projeto do Governo do Estado, administrado pela Junta Comercial também é modelo fora do Rio Grande do Norte. O Governo capixaba, por meio da Junta Comercial do Espírito Santo (JUCEES) implantou, em 2018, um espaço de gestão integrada que reúne todas as informações sobre abertura e legalização de empresasar, oferecendo orientação gratuita e que foi inspirado no modelo adotado pelo EE.

Em Natal, o Escritório do Empreendedor funciona de segunda a sexta, das 12h às 18h, no Shopping Via Direta. Em Mossoró, o atendimento é das 8h às 14h, na rua Francisco Isódio, 112, Centro.