Junta Comercial do RS integra grupo de trabalho que visa desburocratizar serviços a empreendedores
Presidente da JucisRS, Flávio Koch, durante reunião do Conselho de Desburocratização - Foto: Laiz Flores

Junta Comercial do RS integra grupo de trabalho que visa desburocratizar serviços a empreendedores

POR DENISE RODRIGUES

         Com enfoque na desburocratização dos órgãos públicos e com objetivo de facilitar a vida do cidadão no RS, o presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul – JucisRS -, Flávio Koch, participou na sexta-feira (6/12) da reunião do Conselho de Empreendedorismo e Desburocratização (CEDE), responsável pelo projeto DescomplicaRS. Na ocasião, a Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE) divulgou o balanço do DescomplicaRS, lançado em agosto.

O presidente da JucisRS, Flávio Koch, disse que a autarquia é parceira de iniciativas que visem facilitar a vida dos empreendedores. “Toda ação de desburocratização em benefício da população, que gere emprego e desenvolvimento no estado, a Junta Comercial estará à frente destes projetos”, afirmou Koch.

“Estamos fazendo a prestação de contas deste trabalho que não é só do governo, é um esforço conjunto de diversos órgãos e setores da sociedade que querem um Estado mais ágil e menos burocrático para todos”, ressaltou o secretário da SGGE, Claudio Gastal.

Gastal em sua fala, ressaltou que o Revogaço, um dos principais projetos do DescomplicaRS, ao longo deste ano, já revogou 900 decretos ultrapassados ou em desuso. Ele também citou como avanço de desburocratização, a implantação da Redesim nos municípios gaúchos, destacando que a meta do governo é alcançar todas as 497 cidades até 2022. Na Redesim, os órgãos estaduais que emitem permissões para a abertura de um negócio são integrados pelo sistema (Junta Comercial, Receita Federal, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Secretaria da Fazenda), agilizando o processo de abertura de empresas.

O grupo do Cede é formado por servidores das secretarias de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG), Casa Civil, Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Ministério Público, Sociedade Civil, assim como técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Foto: Laiz Flores – Presidente da JucisRS, Flávio Koch, durante reunião do Conselho de Desburocratização

Fonte: https://jucisrs.rs.gov.br/junta-comercial-do-rs-integra-grupo-de-trabalho-que-visa-desburocratizar-servicos-a-empreendedores

Fechar Menu