Jucemg avança na incorporação de novos certificados digitais em nuvem

Jucemg avança na incorporação de novos certificados digitais em nuvem

Ferramenta traz melhoria e modernização na qualidade dos serviços prestados pela autarquia

Empresários e contadores mineiros estão tendo, a cada dia, novas opções de assinatura eletrônica de atos empresariais por meio de certificados em nuvem. A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais integrou mais uma autoridade certificadora em seu portal – a Valid. Até o momento, a Jucemg já registrou 733 assinaturas pelo certificado digital em nuvem. Somente este ano foram 310.

 Medidas como estas têm contribuído para a melhoria e a modernização da qualidade dos serviços aos usuários, com segurança e agilidade. Esta foi uma das orientações dadas pelo governador Romeu Zema ao presidente da Junta, Bruno Selmi Dei Falci, quando a nova gestão assumiu em fevereiro de 2019.

O certificado digital em nuvem dispensa a utilização de mídia física (Token ou Smartcard). Empresários e contadores podem utilizar o sistema por meio de um computador ou de um dispositivo móvel (celular ou tablet) para assinar documentos, com valor jurídico, sem a necessidade de reconhecimento de firma por um cartório, por exemplo.

 No Portal de Serviços, já está disponível a opção “Certificado Digital em Nuvem” com a relação dos provedores. O usuário terá apenas de selecionar e seguir os passos indicados pela certificadora. Caso a certificadora do usuário ainda não esteja disponível, ele deverá enviar as informações da mesma para o “Fale Conosco” da Jucemg.

MgApp Empresas

Para selecionar o processo e proceder com a assinatura de forma simples e prática, o usuário pode acessar diretamente o MgApp Empresas. O acesso pode ser feito de qualquer lugar, 24 horas por dia, sete dias por semana, o que facilita ainda mais o Registro Digital.

No MgApp Empresas também está disponível a consulta aos processos. Outros serviços serão disponibilizados por meio do MgApp Empresas nos próximos meses para facilitar e ampliar ainda mais os serviços da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais.

Fonte: JUCEMG – Junta Comercial do Estado de Minas Gerais