JUCEMA lança “boletim elas”

JUCEMA lança “boletim elas”

Mais de 122 mil empresas instaladas no Maranhão são comandadas por mulheres e 44% das empresas têm lideranças femininas à frente dos negócios, segundo o Boletim Elas, documento lançado pela Junta Comercial do Maranhão (Jucema), disponível no site www.jucema.ma.gov.br, para celebrar o Dia do Empreendedorismo Feminino comemorado no dia 19 de novembro.

Com a proposta de contribuir com a formulação de políticas públicas que fortaleçam o protagonismo feminino no empreendedorismo, o Boletim Elas é um estudo pioneiro no estado que traz vários recortes e dados que ajudam a traçar um perfil sobre as escolhas das empreendedoras maranhenses. Os dados consolidados revelam informações sobre porte das empresas lideradas por mulheres, atividade comercial e cidades maranhenses com maior concentração de negócios comandados especialmente por esse público.

O vice-presidente e também responsável pela elaboração do boletim, Ricardo Diniz, explica que o Boletim Elas faz parte de uma série de boletins que a Jucema tem consolidado ao longo de 2020. A primeira edição foi o Boletim Empresarial e trouxe vários recortes das empresas ativas no estado. 

“Escolhemos empreendedorismo feminino como tema da nossa segunda edição do boletim empresarial para atender uma grande demanda de dados sobre a atuação desse público no comando das empresas e também para que seja objeto de inspiração para que mais mulheres ocupem espaços de empoderamento na sociedade”, afirmou Ricardo Diniz.

De acordo com o boletim, as mulheres que mais empreendem estão numa faixa de idade que varia entre 35 a 44 anos (32,7%). Com relação ao porte empresarial, os dados mostram que elas optam principalmente pela atuação em Microempresas (74.747 mil empreendedoras). Já a atividade comercial que elas mais investem é o comércio de roupas e acessórios, são mais de 15 mil empresas nesse segmento comandadas por mulheres. Quanto às cidades com maior concentração de empreendedoras para cada 100 mil habitantes, Imperatriz lidera o ranking maranhense com 6.351 empreendedoras. São Luís está em segundo lugar com 5.391, Balsas em terceiro com 4.802.