Cresce registro automático de empresas na Jucepi

Cresce registro automático de empresas na Jucepi

Levantamento da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) aponta que 65% das 2.813 empresas abertas, no período de janeiro a julho de 2020, utilizaram o registro automático. Esta modalidade permite a abertura da empresa em minutos em qualquer horário e dia da semana, até mesmo em feriados, de onde estiver, pela internet no sistema on-line Piauí Digital.

Segundo a presidente Alzenir Porto, o registro automático confere rapidez e comodidade ao empreendedor. “Para se beneficiar, é preciso optar pelo contrato padrão do sistema e após o protocolo do processo, em menos de dois minutos, o empreendedor recebe o documento da empresa aprovado e o cartão do CNPJ. Isso representa um ganho de produtividade para o empresário e toda a sociedade que utiliza os serviços da Junta Comercial”, explica.

No momento, o registro automático está disponível para abertura de empresa individual, sociedade limitada e empresa individual de responsabilidade limitada (Eireli). Mas já está em desenvolvimento a ampliação do serviço.


Abertura de empresa de janeiro a julho de 2020.

“Estamos trabalhando com a nossa fornecedora de soluções tecnológicas a ampliação do registro automático para incluir alteração e extinção de empresário individual, Eireli e sociedade limitada, e a constituição de cooperativa”, adianta a presidente Alzenir.

Para os processos com emancipação, sócio menor, sócio estrangeiro, atividades reguladas, sócio integralizando bens e cônjuge assinando o documento, o registro também é automático, mas posteriormente será analisado pela equipe da Jucepi. Se houver alguma irregularidade, o empreendedor tem um prazo de 30 dias para sanar o problema sob pena de ter o registro cancelado de ofício pela Junta Comercial.

O registro automático não está disponível para empresa pública, sócio com bloqueio, sócio pessoa jurídica e espólio de membro do quadro societário.


Abertura de empresa por tipo de deferimento: automático e manual de janeiro a julho de 2020.

Jucepi Digital

A Jucepi é uma das juntas comerciais do Brasil que funcionam 100% de forma digital pela internet. Acessando o portal Piauí Digital (www.piauidigital.pi.gov.br), o empreendedor pode abrir, alterar e fechar empresas, solicitar certidões, cópias de documentos, registrar livros diários e balanços, e solicitar outros serviços da junta comercial.

O atendimento quanto às dúvidas, orientações e suporte também é realizado on-line pelo canal Jucepi Responde disponível no site www.jucepi.pi.gov.br e nos casos em que o atendimento não possa ser concluído pelo chat, o usuário receberá uma ligação ou um acesso remoto do suporte. Neste mês, será disponibilizado um atendimento virtual para sanar as dúvidas dos usuários por meio de um software “chatbot” que utiliza inteligência artificial. O atendimento virtual estará disponível 24h, sete dias por semana, no site do Piauí Digital.

Fonte: Junta Comercial do Estado do Piauí- JUCEPI