You are currently viewing Governo do Espírito Santo e JUCEES lançam Programa Simplifica ES e Escritório do Empreendedor
Diminuir a burocracia, unificando a entrega de documentos e automatizando a tramitação de processos. Essas são importantes ferramentas do Simplifica ES

Governo do Espírito Santo e JUCEES lançam Programa Simplifica ES e Escritório do Empreendedor

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

 

Diminuir a burocracia, unificando a entrega de documentos e simplicando a tramitação de processos. Essas são importantes ferramentas do Programa Estadual de Desburocratização do Ambiente de Negócios, o Simplifica ES, iniciativa do Governo capixaba, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SEDES) e executado em parceria com entidades do setor econômico, inclusive a Junta Comercial do Estado (JUCEES).

 

Na prática, o projeto lançado nesta quinta-feira, 26, vai trazer melhorias tanto para as empresas ativas quanto para o empreendedor que está começando agora. Atualmente, o estado registra 110, dias em média, para abertura de uma empresa, a expectativa é reduzir esse tempo para até 24 dias. Por meio do trabalho integrado das entidades e órgãos envolvidos no programa, o Simplifica ES vai promover uma série de ações para identificar pontos de lentidão nos processos de registro e legalização, buscando automatizar etapas e evitar procedimentos duplicados.

 

Dentro das ações do Simplifica ES, está a criação do Escritório do Empreendedor que já está funcionando na sede da JUCEES em Vitória. O espaço reúne todas as informações sobre abertura e legalização de empresas, oferecendo orientação gratuita. Além disso, o decreto também cria o Portal do Empreendedor, espaço virtual, onde será possível abrir uma empresa, com o uso da inscrição digital, e também acompanhar o andamento do processo junto aos órgãos envolvidos.

 

Integram o Simplifica ES: a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), a Junta Comercial (JUCEES), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), o Corpo de Bombeiros (CBMES), a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), o Instituto Estadual de Recursos Hídricos (Iema), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades), o Sebrae e a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes).

 

Mais informações:

 

https://www.es.gov.br/Noticia/empreendedores-ganham-escritorio-e-portal-para-facilitar-atendimento