You are currently viewing Nova diretoria da Fenaju toma posse em Belém

Nova diretoria da Fenaju toma posse em Belém

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A nova diretoria da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju) tomou posse na noite desta quinta-feira (16), em cerimônia realizada no Pavilhão Boulevard das Feiras, da Estação das Docas, em Belém do Pará. Eleita no dia 19 de março desse ano, Cilene Moreira Sabino de Oliveira Bittencourt é quem assume, na gestão 2019/2020, a presidência da Federação, ao lado de outros seis dirigentes de órgãos de registro empresarial de todo o País, que ocuparão os cargos de vice-presidente geral, secretário geral e vice-presidentes regionais. Cilene é arquiteta, urbanista e advogada, com MBA em Gestão de Empresas e Direito Ambiental pela FGV. Ela também está à frente da Junta Comercial do Estado de Pará (Jucepa) desde 2015.

O evento desta quinta-feira contou com a presença de autoridades do Estado do Pará, entre eles o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará (Sedeme), Iran Lima, e o procurador geral de Justiça do Ministério Público, Gilberto Martins.

Na ocasião, Cilene se comprometeu a empenhar todos os esforços para mostrar ao mundo como será mais fácil empreender no Pará e no Brasil e enfatizou a necessidade de desburocratização dos processos, inclusive pelos órgãos licenciadores. Citando o ranking Doing Business, a presidente da Fenaju observou que, ao se analisar as primeiras economias do mundo, em termos de facilidade de fazer negócios, observa-se que elas adotam características comuns na eficiência e na qualidade das leis e recomendações. Além disso, passam pelo treinamento de servidores públicos e usuários. “Assim como, a comunicação entre governo e setor produtivo, e o nosso governador tem feito muito isso, desempenhando um excelente trabalho, debatendo e esclarecendo sobre as mudanças legislativas e processos que afetam diretamente as empresas, refletindo em melhor desempenho dos indicadores, atraindo os olhares dos investidores para as economias que se destacam”, declarou.

Ainda segundo Cilene Sabino, o Pará vem conseguindo demonstrar o desenvolvimento da economia. “Hoje registramos um aumento de mais de 30% na abertura de empresas, comparando ao mesmo período de 2018. E tão importante quanto, foi a redução de mais de 60% de encerramento (de empresas) e atividades que destacaram a retomada da confiança do empreendedor na nossa economia”. Ela afirma que, atualmente, a maioria das juntas comerciais opera com processos 100% digital. “Ao assumir a presidência da Fenaju, tomamos o compromisso de perseguir a desburocratização e a melhoria (dos serviços) para os nossos clientes, o usuário, que é o nosso dever institucional”.

Representando o governador do Pará, Helder Barbalho, o titular da Sedeme/PA, Iran Lima, destacou a importância do evento de ontem, por conseguir reunir gestores de órgãos de registro de empresa de todo o País. “Todos os estados da nação brasileira se unem para buscar momentos melhores para nossa gente, incentivar o desenvolvimento, incentivar a economia, para nós gerarmos emprego, gerarmos renda e melhoria de vida para o nosso povo, não só do nosso querido Pará, mas de todo o Brasil. Quando eu vejo a união de vocês, isso demonstra que nós vamos ter, a cada dia que passa, melhores serviços prestados à sociedade brasileira, pela expertise de cada um de vocês nas suas áreas, com as experiências, trocando a informação”, ressaltou.

Durante a solenidade de posse da diretoria da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju) foi apresentado, oficialmente, o Hino da Fenaju, com composição da letra, música e arranjos de autoria de Vicente José Malheiros, músico e desembargador decano do Tribunal Regional do Trabalho 8ª Região (TRT8). Ele também é autor do Hino da Jucepa, composto em 2016, em homenagem aos 140 anos da Junta Comercial do Pará. Esta foi a primeira audição pública do Hino da Fenaju, executado pela Banda de Música do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, da Marinha do Brasil.

Conheça os novos dirigentes da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju):

Presidente – Cilene Sabino Moreira de Oliveira Bittencourt

Presidente da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa)

Vice-presidente Geral – Maria Alzenir Porto da Costa

Presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi)

Secretário Geral – Vitor Hugo Feitosa Gonçalves

Presidente da Junta Comercial do Rio de Janeiro (Jucerja)

Vice-presidente Sudeste – Walter Shindi Iihoshi

Presidente da Junta Comercial de São Paulo

Vice-presidente sul – Juliano Batalha Chiodelli

Presidente da Junta Comercial do Estado de Santa Cataria (Jucesc)

Vice-presidente Nordeste – Taciana Coutinho Bravo

Presidente da Junta Comercial do Estado de Pernambuco (Jucepe)

Vice-presidente Centro Oeste – Eliene Feitosa

Diretora da Junta Comercial de Goiás (Juceg)

No conselho fiscal foram empossado:

Gilberto Laurindo (Amapá)

Carlos Alberto Araújo (Alagoas)

Marco Antônio de Freitas (Sergipe)